Escolha da cola certa reduz problemas na instalação de pisos de madeira

Pisos de madeira podem adicionar valor à sua casa e dar-lhe uma boa aparência. A grande vantagem dos pisos de madeira, além de beleza, conforto e nobreza, está relacionado com a durabilidade e são mais práticos do que muitos outros tipos de revestimento.

Uma boa instalação de piso de madeira está sempre condicionada a utilização da cola certa e da qualidade da cola. A mais adequada para pisos de madeira, tacos e assoalhos é a Cola PU.

Porém quando pensamos em cola lembramos que ao aplicar, ela deve ser maleável e ter um tempo de secagem que permita a correta instalação e ajuste do piso, senão o processo pode se tornar desastroso.

Um outro detalhe importante também é o rendimento da cola, pois isso pode aumentar o custo de instalação do piso de madeira, taco ou assoalho.

Com essas qualidades a Primma Cola PU, que foi desenvolvida por especialistas em acabamentos para pisos de madeira, é atualmente a melhor Cola PU do mercado, pois rende 10% a mais que as outras colas, pois conta com mais teor ativo e é mais maleável ao aplicar. A Primma Cola PU para pisos de madeira é a base do seu piso!

Primma Cola a base de água para piso de madeira

Se você precisa fazer a colagem de assoalhos e pisos de madeira, então a alternativa certeira é utilizar o Primma Cola, um produto desenvolvido pela empresa Primma, que atua há mais de 15 anos no mercado brasileiro.

Conheça agora mais detalhes sobre o Primma Cola, sua indicação, característica, modo de preparo e rendimento!

Indicação

A Primma Cola é um adesivo bicomponente a base de poliuretano muito indicado para colar tacos e assoalhos de madeira em geral.

Existem casos em que se utilizaram esta cola a base de água para piso de madeira em outras aplicações. Nossa recomendação é que, caso queira aplicar a cola pu para piso de madeira em locais distintos ao indicado, que faça previamente um teste.

Características

As principais características do Primma Cola referem ao seu estado pastoso bicomponente fabricado a base de água, sendo excelente para colar piso de madeira natural, como os tacos e assoalhos.

Como preparar a cola pu para piso de madeira

Para o preparo da cola pu Primma, deve ser considerado alguns passos, que listaremos a seguir:

1. Junte o catalisador componente B com o catalisador componente A de modo a atingir uma substância uniforme. Para tanto, é necessário você utilizar um misturador acoplado a furadeira.

2. Saiba que após fazer a mistura, ou seja, a preparação da cola pu, o tempo de utilização deve ser de 30 a 45 minutos. Esse tempo considera uma temperatura de 25 graus Celsius.

Lembre-se que o tempo poderá variar segundo as condições atmosféricas do momento, sempre observando a temperatura ideal.

Como usar a cola para piso de madeira natural

Para usar corretamente a cola para piso de madeira natural, é importante que você siga os passos que listaremos na sequência:

1. Prepare o contrapiso e deixe curar totalmente. Se certifique de que esteja realmente seco e sem qualquer pó. Também é necessário observar que neste contrapiso não exista alguma substância que dificulte a aderência da Primma Cola. Pode ser aplicado sobre impermeabilizante, preferencialmente o PU 280 Wakol.

2. Tome uma espátula dentada e faça a aplicação da cola.

Observe o seguinte:

1. Você não poderá aplicar a Primma Cola diretamente sobre o contrapiso, ou ainda, sobre a madeira úmida.

2. A cura ou secagem da cola deverá ocorrer em 24 horas. Após isso, é permitido fazer a raspagem, ou seja, lixar.

3. Havendo algum excesso da cola, esta deverá ser retirada utilizando álcool. A limpeza do utensílio utilizado para aplicar o produto é feito usando igualmente o álcool.

Composição e rendimento

Na composição do Primma Cola há alguns aditivos, cargas e palióis. Por sua vez, o rendimento pode chegar de 1,5 e 1,7 kg /m², dependendo das condições atmosféricas e de outros fatores.

Por exemplo, a forma ou método que você utilizar para aplicar e o substrato no qual a cola será aplicada podem interferir para mais ou para menos no rendimento do produto.

Nota

A cola pu para piso de madeira deve ser armazenada em um local ventilado, fresco e seco, especialmente em uma temperatura superior a 5ºC e inferior a 30ºC.

O produto é de excelente aplicação e desempenho desde que leve em consideração o modo adequado de preparo e aplicação, o trato da superfície onde será aplicado, e as condições atmosféricas do momento, como a temperatura.

A aplicação da cola deve ser feita preferencialmente em local arejado e que o aplicador esteja utilizando equipamentos de proteção individual adequados, e leve em consideração todas as demais indicações e instruções constantes no rótulo do produto.

Para saber mais sobre a melhor Cola PU para piso, taco e assoalho de madeira do mercado clique aqui.